A ciência sobre as informações aqui contidas não substitui a obrigatoriedade da leitura completa, atenta e cuidadosa tanto do Edital quanto das Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI), que estão disponíveis em: Matrículas da Graduação, conforme o processo seletivo em que foi convocado.
Clique no título dos itens abaixo para expandir as informações:
Dúvidas sobre a Matrícula Inicial
- Fui aprovado na UFLA, como realizo a matrícula inicial?
Todas as informações sobre a matrícula inicial, como prazos, relação de documentos, etc., estão nas Instruções Específicas de Matrícula Inicial , identificada pela sigla "IEMI". Leia atentamente as IEMI no endereço eletrônico: Matrículas da Graduação, conforme o processo seletivo em que foi convocado, além disto, o candidato deverá acompanhar as publicações e comunicados que também serão disponibilizadas neste mesmo endereço.
- Fui convocado para realizar a matrícula inicial, é possível escolher o semestre de entrada na UFLA?
Não. Você deverá obrigatoriamente efetivar sua matrícula e iniciar suas atividades acadêmicas no semestre em que for convocado.
- Onde encontro informações e orientações sobre a matrícula inicial?
Os Editais e as IEMI podem ser encontrados no endereço eletrônico: Matrículas da Graduação. Além do Edital que rege cada processo seletivo, sugerimos igualmente a leitura atenta e cuidadosa das Instruções Específicas para a Matrícula Inicial (IEMI), que é o documento que reúne todas as informações sobre a matrícula.
- Quais são as datas referentes ao processo de matrícula inicial?
As datas de chamadas, bem como o período para solicitação de matrícula e envio da documentação na forma digital, estão dispostas no cronograma de matrícula de cada processo seletivo, disponível em: Matrículas da Graduação.
- Estou com dificuldades em realizar minha matrícula inicial, o que posso fazer?
Primeiramente, verifique se você está na lista dos convocados, pois só é possível realizar a solicitação de matrícula no caso de candidato aprovado e convocado para a matrícula, verifique também se está selecionando o processo seletivo e semestre de ingresso correto. Depois, verifique se você está realizando a solicitação de matrícula dentro do período estipulado no cronograma de matrículas, disponível em Matrículas da Graduação, conforme o processo seletivo e o número da chamada em que foi convocado.
Verifique se os dados que está inserindo na área do candidato estão corretos, se persistir o erro, entre em contato pelo e-mail graduacao.drca@ufla.br, informando no assunto do e-mail “URGENTE - FALHA NA AUTENTICAÇÃO DO CANDIDATO”, lembre-se de informar no corpo do e-mail seus dados de identificação e do processo seletivo para o qual está participando, bem como enviar a cópia do documento de identificação.
- Não consigo acessar a Área do Candidato no SIG-UFLA, aparece a mensagem de erro “Candidato inválido. Talvez os dados estejam incorretos”, o que fazer?
Em primeiro lugar, confira atentamente os dados preenchidos por você na página de autenticação do candidato. Se o erro persistir, envie com urgência, para o endereço eletrônico graduacao.drca@ufla.br, e-mail relatando o problema de acesso, informando: Nome Completo, Campus, Processo Seletivo, Chamada e Modalidade de Concorrência. Anexe a este e-mail a cópia digitalizada (frente e verso) do seu documento de identidade, e insira no Assunto: "FALHA AUTENTICAÇÃO CANDIDATO (Informar Processo Seletivo) - URGENTE!".
Informamos que os dados de identificação dos candidatos são importados diretamente do que foi fornecido pelos mesmos no momento da inscrição, sendo de responsabilidade do candidato garantir que estejam corretos e atualizados.
- Como posso fazer o envio dos documentos para a matrícula inicial?
O envio de documentos é totalmente digital e exclusivamente pelo SIG-UFLA, informado na IEMI disponível no endereço eletrônico: Matrículas da Graduação.
- Poderá ser aceito matrícula ou envio de documentos por e-mail?
Não. A solicitação de matrícula, bem como o envio dos documentos durante todo o processo de matrícula inicial será exclusivamente pelo SIG-UFLA, na forma e no link previstos na IEMI.
- Como faço para digitalizar os documentos e enviar para a matrícula inicial em cursos de graduação da UFLA?
Acesse na área de "Dúvidas e Informações", os tutoriais "Como Digitalizar seus Documentos para Matrícula" e "Como Inserir os Documentos para Matrícula no SIG", ambos disponibilizados ao final da página: Matrículas da Graduação.
- A Ficha Cadastro pode ser impressa, inserida a foto e assinada manualmente e depois digitalizada? E os demais formulários?
Não. Por determinação da Portaria MEC nº 360/2022, todos os formulários e documentos referentes à matrícula inicial precisam ser natos digitais, isto é, 100% digital.
- Estou com problemas de internet e configurações de computador. Meus documentos serão aceitos após o prazo?
Não. A DRCA/UFLA não se responsabiliza por solicitação não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica, portanto, não haverá prazo adicional.
- Quais os documentos necessários para realizar a matrícula?
A relação dos documentos para matrícula inicial, bem como os referentes às vagas reservadas, podem ser consultados na página Documentos Necessários para Matrícula Inicial, contudo, sugerimos também que o/a candidato/a faça uma leitura completa das IEMI do processo seletivo que o mesmo se encontra, disponível em: Matrículas da Graduação.
- Meu histórico escolar, e certificado de conclusão do Ensino Médio estão no mesmo documento, é preciso solicitar outro documento na escola?
Não. Nesse caso o mesmo documento deve ser digitalizado, conforme determina as IEMI, e inserido nos campos específicos no sistema para envio dessa documentação.
- Na escola onde me formei forneceu uma Declaração de Conclusão de Ensino Médio, este documento substitui o histórico escolar?
Não. A apresentação do Histórico Escolar do Ensino Médio é imprescindível para a matrícula e, em nenhuma hipótese, poderá ser substituída por declarações, certificados ou atestados, ou por históricos de nível superior (graduação).
- Na escola onde formei, me foi pedido um prazo que extrapola o da solicitação de matrícula para a emissão do histórico escolar, o que posso fazer?
Você deve entrar em contato com a instituição onde concluiu o Ensino Médio e solicitar a emissão do documento, todos os documentos devem ser enviados dentro do prazo para solicitação de matrícula. É de responsabilidade do candidato providenciar toda a documentação dentro do prazo estabelecido.
- Como posso conferir se minha matrícula foi aceita?
O acompanhamento do processo é de responsabilidade do candidato e se dá EXCLUSIVAMENTE por meio do SIG em “Pré-Matrícula de Candidatos a Estudante de Graduação”, disponível em: SIG-UFLA.
- Quando será publicado o resultado final das matrículas?
A data prevista para divulgação dos resultados das avaliações INICIAIS dos documentos dos convocados por Ampla Concorrência e por Modalidade de Reserva (cotas), bem como a data prevista para a DRCA alterar a situação do candidato de pré-matriculado sem pendências/problemas para aluno regularmente matriculado no curso e na UFLA, constam no cronograma oficial de matrículas, disponível em: Matrículas da Graduação, conforme o respectivo processo seletivo e o número da chamada em que foi convocado.
- Sou servidor e/ou aluno da UFLA, posso utilizar meu e-mail institucional como e-mail alternativo?
Não. Todos os candidatos deverão utilizar uma conta de e-mail pessoal, o SIG não permite gerar matrícula quando informado e-mail institucional no campo do e-mail alternativo.
- Sou (ou já fui) aluno da UFLA, e fui convocado novamente, preciso realizar a pré-matrícula e enviar a documentação novamente?
Sim. A pré-matrícula e envio de toda a documentação é condição obrigatória para solicitação de matrícula conforme estabelecido em Edital. Os candidatos classificados como reingressantes, conforme regulamentação própria, deverão verificar os documentos específicos para o seu caso.
- Tenho o CPF no meu documento de identidade, o mesmo será aceito?
Sim. Caso o CPF esteja contido no documento de identidade poderá ser apresentado apenas o documento de identificação.
- Não tenho o cartão de CPF, o qual também não consta no documento de identidade, qual documento devo enviar?
A impressão do Comprovante de Inscrição no CPF pode ser realizada por meio da página da Receita Federal pelo link: Receita Federal - Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF, ou poderá, ainda, ser impresso o Comprovante de Situação Cadastral no CPF, disponível em: Receita Federal - Comprovante de Situação Cadastral no CPF, o qual deverá estar com a situação regular.
- Tenho 18 anos completos e ainda não tirei meu título de eleitor, o que posso fazer?
O candidato deverá realizar a emissão do título de eleitor pelo site do TSE ou procurar o cartório eleitoral mais próximo com urgência. Mas atenção: O título não substitui a declaração que comprove a quitação com as obrigações eleitorais, para candidatos com 18 (dezoito) anos completos, esta declaração é obrigatória e indispensável para a matrícula e pode ser obtida por meio do endereço eletrônico: Tribunal Superior Eleitoral - Certidão de Quitação Eleitoral.
Caso o candidato não consiga retirar a declaração de quitação eleitoral pelo link acima, poderá requerer a emissão física da declaração junto ao Cartório Eleitoral.
- Sou aluno da UFLA e fui convocado em outro processo seletivo, preciso desistir do curso anterior?
Com exceção dos candidatos que são admitidos por meio de Transferência de Curso Superior (TCS), sim, é preciso solicitar a desistência do curso atual, pois, não é permitida a ocupação de 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. O candidato convocado, que esteja matriculado em curso de graduação da UFLA no semestre letivo atual, deverá enviar sua solicitação de desistência do curso somente após a análise dos documentos pela DRCA. Não havendo documentação pendente, será cadastrada uma pendência no SIG/UFLA com orientações e prazo para envio do requerimento de desistência do curso atual.
Para os admitidos por TCS (antiga Mudança Interna), o procedimento de matrícula é diferente e, após homologada a solicitação, o cancelamento da matrícula anterior ocorre automaticamente, por meio do SIG.
- Sou candidato aprovado, fui convocado, mas quero desistir da vaga, como fazer?
Para desistir da vaga, acesse na Área de Candidatos a opção "Desistir da vaga". Após a execução da desistência, o candidato deverá enviar a declaração gerada pelo SIG-UFLA, em formato .PDF, juntamente com a cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação, para o e-mail graduacao.drca@ufla.br - Informar no assunto do e-mail “Desistência da vaga”.
- Não encontrei resposta para minha dúvida aqui, como posso entrar em contato?
Para maiores esclarecimentos sobre os processos de matrícula inicial, entre contato pelo e-mail: graduacao.drca@ufla.br.