Ir direto para menu de acessibilidade.

Por determinação do Ministério da Educação, os diplomas de cursos de graduação da UFLA passam a ser expedidos, registrados e entregues em formato digital, com a mesma validade do diploma impresso, sendo que a primeira via será sem custos para o aluno. Na prática, ele é uma versão eletrônica e autêntica do documento.

A emissão do documento em formato digital é fruto do trabalho realizado pela equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Setor de Expedição e Registro de Diplomas (SERD), vinculado à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) em conjunto com a equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI), que contou, ainda, com a contribuição de outros setores da instituição para que pudessem implementar a solução de Diploma Digital na UFLA. 

O Diploma Digital é um projeto iniciado pelo MEC em 2018 que visa diminuir os custos e agilizar o processo de emissão de Diplomas nas Instituições. A nova tecnologia permite maior agilidade, modernização de processos dentro da Instituição, redução da burocracia e a otimização de tempo nas atividades, o que permite a disponibilização do diploma em um prazo menor.  Conforme estimado pelo MEC, a emissão/registro de um Diploma Digital proporcionará uma redução de custos de aproximadamente R$305,00 por diploma para a instituição.

O projeto do Diploma Digital foi instituído pela Portaria MEC nº 330/2018 e implementado seguindo as diretrizes da Portaria MEC nº 554/2019. As especificidades técnicas para a emissão e registro do documento foram definidas inicialmente na Nota Técnica No. 13/2019/DIFES/SESU/SESU e atualizada nas demais instruções normativas. 

Todo Diploma Digital gerado possui o carimbo de tempo e a assinatura com certificado digital. O carimbo de tempo é determinado pela ICP-Brasil, que declara a criação do documento em um horário e data predeterminados no horário oficial de Brasília. A assinatura é um certificado digital que deve ser emitido pelo mesmo órgão, isso permite a dispensa da presença física dos envolvidos no processo. O certificado digital funciona como uma identidade virtual, e sua autenticidade é garantida por criptografia.

Também faz parte de uma das etapas do processo de geração do Diploma Digital, a inclusão dos documentos em formato digital dos alunos, que formam o Dossiê do Discente. Todos os tipos de documentos que compõem o Dossiê do Discente foram classificados e padronizados com apoio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da UFLA. O processo de digitalização desses documentos em papel está sendo realizado na DRCA para que ao final, todos estejam disponíveis no formato digital, permitindo assim a geração do Diploma Digital para todos os cursos da UFLA. Ao todo, serão digitalizados mais de três milhões de documentos possibilitando, no futuro próximo, que os dossiês sejam totalmente digitais.

Desta forma, todos os egressos de cursos de graduação que colaram grau a partir de 18/11/2021 receberão o documento em formato digital, dentro dos prazos previstos em Lei enquanto aguardam a emissão do diploma, os concluintes continuam tendo acesso ao Atestado de Conclusão do curso e Histórico Escolar, via Sistema Integrado de Gestão (SIG). Estes documentos ficarão disponíveis para que o egresso possa fazer o download em até 48h da colação de grau, como já ocorre atualmente.

Àqueles que colaram grau antes de 18/11/2021 e, que porventura ainda não tenham retirado seu diploma, poderão retirar versão impressa do diploma na DRCA conforme o horário de atendimento desta Diretoria. Egressos com Registro Acadêmico (número de matrícula) anterior a 2017 deverão realizar o agendamento para a retirada do documento. O agendamento deverá ser feito com pelo menos 3 (três) dias úteis de antecedência, por e-mail no endereço diploma.drca@ufla.br

A relação de todos os diplomas disponíveis pode ser consultada na página do SIG. Este link pode ser acessado tanto para egressos que tiveram os diplomas emitidos ainda no formato físico, quanto para os egressos que tiveram a emissão já no formato digital.

Essa é mais uma importante ação que foi concretizada na instituição e faz parte do Plano de Transformação Digital da UFLA.

Para mais detalhes sobre o Diploma Digital acesse o  seguinte endereço eletrônico na UFLA https://drca.ufla.br/diplomas/diploma-digital ou o portal do MEC http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/


O que é o Diploma Digital?
O Diploma Digital é o seu novo documento acadêmico, que irá substituir o diploma tradicional em formato físico. Trata-se um diploma com as mesmas características da versão física, mesma autenticidade verificada e validade jurídica, permitindo agora a emissão e armazenamento em formato digital, no intuito de evitar fraudes, como a falsificação de diplomas. Tudo isso com uso de tecnologias baseadas em assinatura digital e carimbo de tempo, seguindo as principais normas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e parâmetros exigidos no Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).
O diploma surgiu em 2019 por uma iniciativa do Ministério da Educação emitiu a Portaria nº 554, que dispôs sobre a regularização inicial da emissão e registro de diploma da graduação, pelas Instituições Federais de Ensino (IFES), por meio digital. A portaria propunha que a regularização fosse feita baseada na legislação vigente para diplomas, e o prazo final para a implantação pelas IFES era de 24 meses, depois prorrogado para até dezembro/2021.
Como foi a implantação na UFLA?
A Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), em parceria com a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico DRCA), cuidaram desde então da criação de mecanismos que tornassem possíveis a emissão/registro de diplomas da graduação da UFLA, em formato digital, de forma que atendessem às diretrizes da Portaria nº 554/2019 e as subsequentes instruções normativas.
Como acessar e gerar seu Diploma Digital?
Após os prazos previstos em Lei para a conclusão de todo processo de emissão/registro do seu Diploma Digital, estará disponível no Portal do Egresso. Para acessá-lo, basta entrar no SIG-UFLA com seu usuário e senha.
Acesse o manual.
Por meio de uma visita ao portal do Diploma Digital do Ministério da Educação é possível comprovar a veracidade do documento, a qualquer momento, por exemplo, durante uma entrevista de emprego.
De posse do seu Diploma Digital (XML) para verificar a conformidade do diploma emitido pela UFLA, acesse o Portal de Validador do Diploma Digital. 
Como consultar o status do Diploma Digital?
Para validar a situação atual do seu diploma digital, assim como ter acesso a RVDD (Representação Visual do Diploma Digital) e ao próprio Diploma Digital (xml), basta acessar o Portal de Validador do Diploma Digital. O RVDD é um documento que contém todas as informações relacionadas ao registro do diploma, e que por meio do seu QR Code, é possível acessar o portal validador para verificar a situação atual do Diploma Digital.
É possível solicitar a impressão da Representação Visual do Diploma Digital (RVDD)?
Sim. É permitida a solicitação da impressão da RVDD para fins de apresentação decorativa. Para este serviço será uma cobrada taxa cujo valor pode ser consultado na página.
Pode ser acessado de qualquer lugar?
Você poderá ter acesso ao seu Diploma de qualquer lugar, basta ter acesso a internet em algum dispositivo, como computador ou celular.
  É protegido contra fraudes?
O processo de emissão é feito através de soluções tecnológicas que evitam fraudes e garantem a integridade do documento.
  Consciência ambiental
A versão digital do documento ajuda a economizar papel e contribuir com o meio ambiente.
Mais informações sobre o Diploma Digital
Mais detalhes sobre o Diploma Digital podem ser verificados pelo site do MEC
Dúvidas e informações
Havendo dúvidas ou necessidade de informações específicas, entrar em contato com o Setor de Expedição e Registro de Diplomas SERD/DRCA por meio do endereço eletrônico diploma.drca@ufla.br ou colacao.drca@ufla.br