Ir direto para menu de acessibilidade.

Orientações da DRCA para envio das solicitações de 
Correção de Notas e Conceitos de diários de classe

 

1) Orientações Gerais para Graduação e Pós-graduação

1.1) O processo de correção de notas e conceitos é atribuição do docente responsável pela oferta do componente curricular conforme previsto no regimento da graduação e pós-graduação da UFLA, §4º do Art. 127 e §2º do Art. 52, respectivamente.

1.2) Após o fechamento do diário de classe no SIG (Graduação) e SIGAA (Pós-Graduação), nos casos em que o Docente detectar a necessidade de Correção de Notas deverá proceder seguindo estritamente estas orientações.

1.3) O envio da solicitação de correção se dará em formato digital pelo SIPAC, ou sistema que venha a substituí-lo.

1.4) Deverá ser utilizado o formulário específico que será preenchido de forma eletrônica e não necessitará ser impresso em suporte físico pelo requerente. Solicitamos que tenham ATENÇÃO no preenchimento do formulário, cuidando para evitar erros, principalmente, nos códigos dos componentes curriculares, semestre letivo e número de matrícula dos estudantes envolvidos para evitar que o processo seja devolvido por erro material. Para acessar o formulário, clique aqui.

1.5) Caso haja mais de um formulário, indicamos que todos sejam enviados em único PROCESSO.

1.6) É obrigatória a inserção, no SIPAC, como “SERVIDORES ASSINANTES”, dos dados da chefia do departamento e do docente responsável pela oferta. Caso o docente esteja impossibilitado, por motivo de afastamentos oficiais, a chefia do departamento ou a direção da unidade acadêmica, poderá ser o único assinante do Processo. Para acessar o passo a passo para assinar documentos no SIPAC, clique aqui.

1.7)  Disponibilizamos, caso seja necessário, telas que demonstram o passo a passo para cadastro de PROCESSOS no SIPAC. Para acessar o passo a passo, clique aqui.

1.8)  Caso a Secretaria do Departamento não tenha acesso para cadastro do PROCESSO no SIPAC, poderá solicitar à DGTI pelo link: https://servicosti.ufla.br/index.php/sistemas-de-informacao/permissao-de-acesso-em-sistemas-de-informacao

1.9) As solicitações serão processadas nos sistemas acadêmicos da UFLA, pelo setor responsável, em até 5 (cinco) dias úteis após o recebimento do formulário com o preenchimento correto.

 

2) Orientações específicas para componentes curriculares ofertados em CURSOS DE GRADUAÇÃO

2.1)  A data limite para a solicitação de Correção de Notas e Conceitos dos diários de classe consta no Cronograma Acadêmico e pode ser consultada em https://prograd.ufla.br/calendario-cronograma

2.2)  ATENÇÃO! A partir de 06/06/2022 a solicitação, quando relacionada a CURSOS DE GRADUAÇÃO, deverá ser enviada como PROCESSO via SIPAC à unidade da Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica responsável pela oferta do componente curricular (clique aqui para consultar a unidade). Devido ao alto volume de processos, tal como está descrito no passo a passo informado no item 1.7, solicitamos que ao cadastrar o processo preencham o campo ASSUNTO DETALHADO da seguinte forma: CORREÇÃO DE NOTAS - CÓDIGO DO COMPONENTE. Exemplo: CORREÇÃO DE NOTAS GRADUAÇÃO - GAE102.

2.3) Nos componentes curriculares de GRADUAÇÃO que utilizam nota, ela deve ser expressa em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, em números inteiros, como o disposto no § 3º do art. 110 da Resolução CEPE nº 473/2018. Deve ser observado, ainda, o Art. 112,  que associa a nota ao conceito.

 

3) Orientações específicas para componentes curriculares ofertados em CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

3.1) Nos casos de correção de notas e conceitos dos CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO a solicitação deverá ser enviada como PROCESSO via SIPAC à unidade da DRCA (12.38.08). Devido ao alto volume de processos, tal como está descrito no passo a passo informado no item 1.7, solicitamos que ao cadastrar o processo preencham o campo ASSUNTO DETALHADO da seguinte forma: CORREÇÃO DE NOTAS - CÓDIGO DO COMPONENTE. Exemplo: CORREÇÃO DE NOTAS PÓS-GRADUAÇÃO - PQI527.

3.2) A correção de notas no diário de classe deverá ser realizada até o final do semestre letivo subsequente, conforme disposto na Portaria PRPG nº 406/2021.

 

 Atualizado em: 06 de junho 2022.