Ir direto para menu de acessibilidade.
Procedimento para Solicitação de Colação de Grau - Graduação
 
        Orientações exclusivas aos Formandos 2020/1

De 17 a 28 de agosto, de acordo com o Cronograma Acadêmico, aprovado pela Portaria PROGRAD nº 141/2020, é o período para os formandos 2020/1 solicitarem Colação de Grau e Expedição de Diploma.

Para fazer esta solicitação todo provável formando deverá:

    1 - Conferir se seu nome está na lista de prováveis formandos, disponível para consulta no fim desta página.

   2 - Conferir se seus dados cadastrais no SIG estão atualizados e corretos. Destacamos que as informações do atestado de conclusão, histórico escolar e diploma serão baseada nas cópias da certidão de nascimento/casamento e do RG que foram entregues no momento do ingresso do requerente no curso. Assim, caso identifique algum dado equivocado ou tenha havido alguma mudança, por exemplo, mudança do nome em virtude de casamento, novo documento deverá ser apresentado - certidão de nascimento/casamento para os casos de mudança no nome e Cédula de Identidade para alterações no número do RG e no órgão expedidor.

  3 - Preencher o Requerimento de Expedição do Diploma, disponível em https://drca.ufla.br/diplomas/solicitar-diploma Este requerimento deve ser obrigatoriamente digitado, impresso e assinado, conforme cédula de identidade.

   4 - Enviar, pelo seu e-mail institucional, mensagem para colacao.drca@ufla.br, contendo o assunto SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU - NOME COMPLETO - CURSO, anexando o requerimento de expedição do diploma, devidamente preenchido e salvo em formato PDF, e informando no corpo do e-mail se os dados cadastrais estão corretos ou não (no caso de dados incorretos deverá anexar cópia do documento que comprova a alteração que precisa ser realizada, conforme item 2).

Em conformidade com a IN-PRG nº 004/2019, são condições para Colar Grau:

   I - ter integralizado todos os requisitos acadêmicos do seu curso ou de uma de suas habilitações ou modalidades há, pelo menos, 15 (quinze) dias da solenidade;

   II - ter situação regular com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE);

   III - não estar respondendo a processo disciplinar;

   IV - não ter qualquer pendência junto às Pró-reitorias ou à Biblioteca da Universidade.

Observações:

- Devido ao trabalho remoto em razão da pandemia, neste semestre, não será necessário que o formando estabeleça contato com todos os setores para solicitar emissão da Declaração de Nada Consta, como acontecia nos semestres anteriores. No caso da Biblioteca, o Setor de Expedição e Registro de Diploma - DRCA será informado sobre quais alunos possuem pendências e irá comunicar aos requerentes, caso estejam com algum impedimento. No caso das Pró-reitorias, as pendências serão informadas no SIG-UFLA, portanto, orientamos que cada provável formando verifique como está a sua situação no sistema antes de enviar o requerimento.

- O provável formando que estiver com a situação pendente de regularização no Enade, mas, nas edições em que seu curso foi avaliado, não atendia aos requisitos para inscrição determinados em Edital específico, poderá colar grau. Casos assim serão dispensados do Enade em razão do calendário do ciclo avaliativo (quando o estudante não atendeu aos critérios de habilitação em quaisquer das edições do Exame).

- O provável formando que, no momento da solicitação de colação de grau, esteja com trancamento geral de curso, deverá manifestar pelo destrancamento no requerimento de expedição do diploma. 


Antecipação de Colação de Grau em Sessão Ordinária

Conforme Instrução Normativa PRG nº 004/2019, é permitida a antecipação da colação de grau que se dá em sessão ordinária, prevista no Calendário Letivo, aos estudantes que se enquadrarem nos seguintes casos:
I - for aprovado em processo seletivo para continuidade dos estudos;
II - for aprovado em processo seletivo para exercer atividade profissional.

No período previsto no Cronograma Acadêmico de Graduação, o estudante interessado deve realizar a solicitação na Reitoria (através do seu e-mail institucional enviando mensagem à ione@ufla.br) ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, expondo os motivos da postulação, bem como apresentando documentos que comprovem os fatos alegados, através do formulário disponível em  https://drca.ufla.br/graduacao/formularios.


Qualquer nova informação será publicada em nossa página institucional - www.prograd.ufla.br

Siga-nos também nas redes sociais! Facebook e Instagram @progradufla

diploma 3 Lista de Provavéis Formandos