Ir direto para menu de acessibilidade.

 Atenção! Candidatos de Transferência de Curso Superior ou Obtenção de Novo Título ingressantes em 2021/1 as Instruções de Matrícula já estão disponíveis. CLIQUE AQUI.

 

Em conformidade com o previsto na Resolução CEPE nº 473/2018, a Transferência de Curso Superior (TCS) é a forma de ingresso destinada a estudantes matriculados em cursos superiores, na UFLA ou em outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Trata-se de ingresso na forma regular que tem as normas definidas por Edital específico elaborado pela COPS/DRCA, apreciado pelo CONGRAD e aprovado pelo CEPE.

O processo específico para ingresso por transferência é destinado a estudantes matriculados em cursos superiores, na UFLA ou em outras IES, desde que tais cursos sejam iguais ou de área afim ao pretendido na UFLA e que sejam autorizados ou reconhecidos pelo MEC.

Para o preenchimento das vagas ofertadas em processos seletivos de transferência ou para obtenção de novo título, a classificação dos candidatos será baseada nas notas obtidas no Enem realizado, no máximo, nos 5 (cinco) anos anteriores ao processo.

O quantitativo de vagas destinadas a esta forma de ingresso é deliberado a cada edital já que é oriundo das vagas remanescentes* dos cursos de graduação presenciais. As vagas remanescentes, quando existem, são distribuídas para a transferência e a obtenção de novo título, respectivamente, respeitando a proporção de 80% (oitenta por cento) e 20% (vinte por cento). 

O levantamento das vagas remanescentes é de responsabilidade do Setor de Registro da Graduação/DRCA. Em conformidade com o previsto na Resolução CEPE 473/2018, caso exista motivo relevante para não inserção da totalidade das vagas remanescentes em processo seletivo, é facultado ao Colegiado solicitar redução mediante apresentação de justificativa, que será avaliada pela PRG e, se considerada pertinente, apresentada ao CEPE junto ao edital para análise e possível acolhimento.

Para consultar a tabela de áreas afins, clique aqui (em construção).

Para ter mais informações sobre o regulamento da graduação, clique aqui

Para mais informações sobre a matrícula inicial de TCS, clique aqui.

*Vagas remanescentes dos cursos presenciais de graduação, são aquelas não preenchidas após todas as chamadas sucessivas dos processos seletivos para vagas iniciais, bem como as geradas por evasão dos cursos, e que deverão ser preenchidas por meio da realização de processo específico destinado, exclusivamente, ao ingresso por transferência de outro curso superior ou para obtenção de novo título de graduação.